quinta-feira, 24 de julho de 2025

Estudo Filatélico de uma Carta de 1872: Emissão D. Luís I Fita Direita com carimbo de barras oval (Faro) n.º 208, Tipo 3.2.3

 


✉️ Destinatário: Condessa de Geras Lima (Júlia Sofia de Almeida Brandão e Sousa)

1.ª Condessa de Geraz do Lima, figura destacada da nobreza portuguesa do século XIX, agraciada com o título por decreto régio de D. Maria II em 26 de agosto de 1848.

Selo: Emissão D. Luís I – Fita Direita: Emitido entre 1867 e 1876, com a efígie do rei D. Luís I. O valor facial de 25 réis correspondia à tarifa de correio interno da época.

Obliteração: Carimbo de barra oval n.º 208 (tipo 3.2.3) Utilizado na estação postal de Faro, este carimbo pertence à tipologia da 2.ª reforma postal portuguesa. Foi ainda aposto carimbo circular datado de Faro datado de 5 de setembro de 1872. No verso foi aposta marca quadrada de cantos arredondados, marcando a chegada a Lisboa a 6 de março de 1872 


🏛️ Contexto Político e Social

O século XIX em Portugal foi marcado por profundas transformações políticas, sociais e institucionais. Após as Guerras Liberais (1828–1834), o país adotou um regime constitucional, mas continuava a enfrentar tensões entre cartistas e setembristas, refletindo os desafios da consolidação do Estado liberal.

A rainha D. Maria II, empenhada em fortalecer a monarquia constitucional, utilizou a concessão de títulos nobiliárquicos como forma de premiar a lealdade à Coroa e reforçar alianças políticas e sociais. A nobreza, por sua vez, passava por um processo de renovação, com títulos atribuídos a famílias de linhagem antiga ou a indivíduos com serviços relevantes ao Estado.


👑 Atribuição do Título à Condessa

Júlia Sofia de Almeida Brandão e Sousa pertencia à influente família Almeida Brandão e Sousa da Fonseca Magalhães, com raízes na aristocracia e ligações à região do Minho, mais precisamente à freguesia de Geraz do Lima, no concelho de Viana do Castelo.

A atribuição do título de Condessa de Geraz do Lima foi feita em caráter vitalício, ou seja, não hereditário, como reconhecimento pessoal da sua posição e méritos. O facto de ser mulher e receber um título condal revela não apenas o prestígio da sua família, mas também a sua própria relevância social e influência.

A sua nomeação pode ter sido motivada por serviços prestados à Coroa, por influência familiar ou por ações de beneficência e representação social. O seu retrato, pintado por Miguel Ângelo Lupi, atesta a sua importância na sociedade lisboeta da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário